nossa história
A nossa história tem início nos idos de 1880 com Casimiro Teixeira Rios e sua esposa, Maria Amélia de Gouveia Rios, então proprietários da Fazenda Serra dos Rios. Desde esse período, a produção de café existe e a propriedade, que é administrada pela quinta geração da família, se localiza no sul de Minas Gerais, na cidade de Albertina
(vizinha de Espírito Santo do Pinhal – SP e Jacutinga – MG).
A qualidade é reconhecida internacionalmente há mais de um século, sendo exportado para países da Europa e Estados Unidos.
Em 2018, criamos a marca Bastião Café para o mercado interno de cafés especiais fazendo com que os brasileiros possam beber o melhor café do mundo não apenas em outros países mas também no nosso país.
Para mantermos o café na qualidade especial, sempre foi e continua sendo importante, além do cuidado artesanal e sustentável durante todo o processo de cultivo até a venda, também submetemos os grãos a análises de empresas especializadas nesse serviço como a SCAA (Specialty Coffee Association of America) e a Thiers Specialty Coffee onde são realizados laudos periódicos de avaliação sensorial e classificação dos grãos.
A fazenda se localiza na região que é considerada a de melhor qualidade de café do mundo. Sua elevada altitude (média de 1.200 metros) e temperatura média anual de 20º Celsius facilitam a produção de cafés encorpados, com sabores levemente cítricos e com aromas frutados.
Toda a produção é de café 100% arábica.
ESPÍRITO SANTO DO PINHAL (SÃO PAULO)
Nesse período, estava nascendo a cidade de Espírito Santo do Pinhal (São Paulo). Casimiro e sua esposa, doaram à cidade o terreno para a construção do Hospital Municipal Santa Casa de Misericórdia. Daí o nome da rua do hospital: Rua Teixeira Rios. A construção teve início em 25 de março de 1893.*
Em agosto de 1898, dentro do processo de construção da igreja matriz, foi instalado com muita dificuldade o sino principal doado pelo casal Teixeira Rios. O objeto foi comprado e fundido em Londres. Na época era o maior sino existente na América do Sul.*
*Fonte.
Livro: O Romance De Pinhal. Autora: Marly Bartholomei.
Doçura: intensa.
Sabor: manga, pêssego, mel, caramelo, pudim.
Acidez: cítrico moderado.
Corpo: encorpado.
Finalização: mel, caramelo, calda de pudim, rapadura.
Quinta Geração
Neste contexto, o café se apresenta como o Bastião da convivência cuidadosa, criteriosa e respeitosa entre o ser humano e a natureza.
Desse Bastião não abrimos mão.
Qualidade
A qualidade é reconhecida internacionalmente há mais de um século não apenas devido ao processo sustentável da produção e dos periódicos laudos e análises de empresas especializadas, mas também graças a funcionários e colaboradores competentes, dedicados e especializados em grãos especiais 100% arábica. Por vezes participamos de concursos e feiras de cafés especiais e sempre com o reconhecimento de bebida especial com laudos que apontam os nossos grãos com mais de 80 pontos tendo como referência a SCAA (Specialty Coffee Association of America).
Brasileiríssimo
Nunca nos conformamos com a realidade de o Brasil ser o país que mais produz café no mundo mas nossos melhores grãos só podem ser bebidos em outros países.
Diante disso, criamos a marca Bastião Café para o mercado interno de cafés especiais fazendo com que os brasileiros possam beber o melhor café do mundo sem sair do nosso país.
Análise Especializada
Localização
100% Arábica
A variedade de cafés cultivada são
Catuaí e Mundo Novo.
Grãos Cultivados Com Amor
Café especial produzido numa fazenda centenária
100% Arábica
Cuidados artesanais
Grãos premiados
Cafeicultura tradicional
Respeito a natureza
Conheça Nossa Loja
Conheça nossos kits
Experimente Nossas Cápsulas
Café Especial em Grãos
Café Especial Torado e Moído
100% nacional
Produzido artesanalmente há mais de um século, na Fazenda Serra dos Rios, localizada na cidade de Albertina, sul de Minas Gerais